Séries e filmes baseados em jogos: quais valem a pena assistir?

Alanis Cavalheiro

20/09/2022 - Lida por: 521 pessoas

Quem é fã de games sabe o quão incrível é receber notícias sobre adaptações de jogos em andamento. Com grandes expectativas para séries e filmes, que ainda serão lançados em breve, temos The Last Of Us como uma série muito aguardada.

A franquia de jogos teve sua adaptação para as telas anunciada pela HBO ainda em 2020, quando a parte 2 do game estreou. Por conta da pandemia do Covid-19, infelizmente a produção sofreu atrasos.

Somente no início deste ano, a liberação para as filmagens ocorreu e com os teasers lançados, tudo indica que a uma produção muito boa - e cara - está vindo por aí!

Ainda sem confirmações oficiais pela HBO, ao que tudo indica, The Last Of Us deve estrear no primeiro semestre de 2023.

Enquanto aguardamos as novas produções, vamos conhecer as séries e filmes baseados em jogos, que já estão disponíveis nos streamings?

Séries baseadas em jogos

Para dar início, vamos conhecer as séries que são inspiradas em grandes games, mundialmente conhecidos, que você vai curtir demais!

Arcane: League of Legends

Arcane é uma série de animação baseada no fenômeno mundial League Of Legends, o jogo de gênero multiplayer online battle arena. Produzida sob a supervisão da Riot Games, o universo de Arcane traz a história de duas campeãs do jogo, Vi e Jinx.

Sendo uma proposta de animação com uma temática interessante, a série trouxe os fãs de longa data de LoL, assim como despertou a curiosidade de muitos outros que não conheciam a imensidão do universo.

Além de apresentar uma animação muito bonita e estruturada, a história de cada personagem apresentado nessa etapa da série está bem desenvolvida e envolvente.

As personagens centrais, Vi e Jinx, apresentam a dualidade de Piltover e Zaun, cidades que um dia foram uma só, mas agora dividem culturas diferentes. Hoje, a cidade abaixo de Piltover sobrevive em decorrência do mercado clandestino, tecnologias e aprimoramentos mecânicos pouco ortodoxos.

Arcane pode ser assistida na Netflix, distribuidora original da série.

Procurando um teclado gamer para jogar League of Legends? Confere esse Teclado Gamer Redragon.

The Witcher

The Witcher é uma série live-action baseada nos livros de Andrzej Sapkowski e nos jogos com o mesmo nome da série.

Focado no personagem Geralt de Rívia, a primeira temporada da série busca desenvolver a profecia de Geralt e a princesa Cirilla, assim como apresenta a personagem Yennefer, que também é parte importante da história.

O enredo é contado em três pontos de vista diferentes, até o momento que os três são unidos por uma batalha contra invasores em Nilfgaard, o império mais poderoso do universo de “The Witcher”.

Com uma legião de fãs, a série é estrelada por Henry Cavill, conhecido por papéis como Superman. Com um sucesso estrondoso, a série entrou no top 10 da Netflix em 93 países. No Brasil, alcançou o top 1. A produção caminha para sua terceira temporada, que assim como as outras duas, esperamos promover episódios emocionantes.

Você pode assistir a primeira e segunda temporada de The Witcher na Netflix.

Pokémon - A série

Muitos acreditam que o anime deu origem ao jogo, mas a situação aconteceu muito pelo contrário. Há 26 anos, a Nintendo lançava Pokémon Red & Blue no Japão. Com um sucesso certo no país, um ano depois, o game planejado para a versão portátil da Nintendo já estava ganhando um anime e se tornando um fenômeno mundial.

Protagonistas do anime, temos Ash Ketchum e Pikachu, o pokémon mais famoso e considerado símbolo da franquia. Com apenas dez anos de idade, Ash decide começar sua jornada para ser um mestre, mas tem o azar de dormir demais e não conseguir escolher um pokémon a tempo.

Sem muitas opções, o treinador em andamento é apresentado para um pokémon com uma personalidade muito interessante: Pikachu. Desconfiado de estranhos, ele tem um início difícil com Ash, mas com uma jornada longa pela frente a relação desse pokémon com seu treinador se torna uma aventura incrível (e cheia de vilões).

“Pokémon - A série” conta com 25 temporadas lançadas ao longo dos anos, sendo a mais recente disponibilizada esse ano. A primeira temporada, que apresenta o início da jornada de Ash e Pikachu, está disponível na Netflix.

Filmes baseados em jogos

Não só de séries vivem as adaptações de jogos, não é mesmo? Vamos conhecer as adaptações mais famosas de jogos agora.

Uncharted: Fora do Mapa

Uma das mais recentes adaptações de jogos lançados, Uncharted foi muito bem recebida pelos fãs da franquia que conta a história do notório caçador de tesouros Nathan Drake, também chamado de Nate.

Primeiro filme da Playstation Productions, a trama central de Uncharted traz Nathan como um jovem bartender que tem uma reviravolta em sua vida. Em busca do "maior tesouro jamais encontrado”, ao lado do sagaz e sarcástico Victor Sullivan, Nate procura por pistas do irmão mais velho que desapareceu.

Ainda que não seja completamente fiel aos jogos, a história do filme propõe e homenageia a franquia com ótimas cenas de ação e um elenco com grandes estrelas: Tom Holland dá vida ao protagonista, ao lado de seu parceiro Sully, vivido por Mark Wahlberg. O filme também conta com a presença de Antonio Banderas, que dispensa apresentações.

Uncharted: Fora do Mapa está disponível na HBO Max.

Terror em Silent Hill

O primeiro filme adaptado do jogo Silent Hill apresenta uma história de terror perfeita para assustar e gerar tensão no ambiente.

Rose, uma mãe preocupada com as crises de sonambulismo da filha adotiva, é protagonista da temática que referencia os 3 primeiros jogos da franquia. Procurando uma solução para os acontecimentos, ela resolve ir em busca da cidade fantasma que sua filha sempre menciona inconscientemente em pesadelos.

O destino de mãe e filha é afetado quando após um acidente, Sharon desaparece. O que resta a Rose agora é encontrar a filha e as respostas para o que aconteceu em Silent Hill.

O filme está disponível na Netflix e Apple TV.

Sonic

Seria um ultraje não mencionar uma das maiores franquias de jogos como Sonic the Hedgehog nessa lista.

A adaptação do videogame deu o que falar em 2019 quando as primeiras imagens e o trailer saíram, apresentando o querido porco-espinho bem diferente do que muitos esperavam.

Com muitos aspectos diferente do original, o trailer recebeu uma enxurrada de críticas dos fãs da franquia. No Twitter, o diretor da adaptação live action se pronunciou sobre as críticas e informou que o personagem seria redesenhado, para alegria de muitos.

Lançado em 2020, o longa-metragem trouxe um Sonic com características mais fiéis e uma personalidade divertida que muitos fãs adoraram. A trama acontece em volta do azulzinho em uma missão barra fuga do Dr.Robotnik, vivido por ninguém menos que Jim Carrey.

Em uma jogada típica, porém divertida, temos Sonic fazendo dupla com o xerife Tom Wachowski (James Marsden), onde ambos estão buscando se livrar de problemas maiores que podem ser causados pelo cientista louco.

Resident Evil

Uma das franquias de jogos de terror mais famosas, Resident Evil teve sua primeira adaptação para os cinemas em 2002, estrelada por Milla Jovovich como Alice. Como uma personagem que não está nos jogos, ela seria a mistura de duas personagens, Jill Valentine e Claire Redfield.

Ainda trazendo alguns personagens da franquia de jogos para as telonas e voltado para a mesma proposta, Resident Evil é uma história com um enredo diferente, mas ainda sim muito interessante e necessária.

Assista os filmes da franquia na Prime Vídeo, Netflix e alguns títulos podem ser encontrados no Youtube a partir de R$11,90.

Na Atacado Games você encontra Resident Evil Village por um preço mais em conta, confere aqui: Jogo Resident Evil Village PS4.

  • 21