Nintendo Switch OLED x Switch padrão: o que muda entre as versões

Fernanda Tavassi

20/10/2021 - Lida por: 2368 pessoas

Nintendo Switch OLED

Recentemente a Nintendo lançou seu novo console, o Switch OLED, que vem com uma série de melhorias em relação ao Switch padrão e, se você está pensando em comprar um dos dois e não sabe qual escolher, ou se está cogitando fazer um upgrade do seu atual para o novo modelo e ainda tem dúvidas se vale a pena, hoje nós vamos te contar o que muda e o que não muda entre as duas opções.

O que não muda

Apesar de várias melhorias, algumas coisas permaneceram inalteradas, como no caso do processador utilizado pela Nintendo. Em ambos os casos temos o Nvidia Tegra X1 Personalizado, com 4GB de memória RAM. Na pratica isso significa que você terá o mesmo desempenho independente da versão que escolher e que os jogos já lançados para o modelo padrão serão compatíveis com o OLED.

Além disso, os dois modelos funcionam nos modos portátil, TV e desktop, possuindo a mesma resolução entre eles, sendo 720p no modo portátil e desktop, e 1080p quando está conectado a um televisor.

Apesar de uma ligeira diferença de tamanho, que já falaremos sobre isso, todos os acessórios da versão padrão são compatíveis com o OLED, incluindo os Joy-cons, permitindo que você utilize os modelos que já possui do console anterior no novo.

O que muda

Apesar de muitas coisas iguais entre os dois, algumas diferenças importantes estão presentes entre os modelos e, a principal delas, sem dúvidas, é a tela, em que a Nintendo trocou o LCD presente na versão tradicional, para produzir a nova opção com display de OLED. Na prática, o OLED entrega uma precisão de cores melhor, com mais contraste e imagem mais bem definida e limpa do que a versão com display de LCD.

Como o OLED é capaz de reproduzir pixels auto iluminados, não existe a necessidade de uma moldura tão larga como encontramos na versão padrão, já que, nesse caso, o LCD precisa de uma luz de fundo. Graças a isso, o Nintendo Switch OLED conseguiu uma tela maior, mas mantendo a mesma altura que o modelo padrão e, consequentemente, permitindo que os Joy-cons já existentes fossem compatíveis com ele.

O novo display de OLED possui o tamanho de 7 polegadas, contra as 6,2 polegadas do Switch Padrão. As dimensões também mudaram, sendo que a nova opção possui 102 x 242 x 13,9 mm, enquanto o padrão possui 102 x 239 x 13,9 mm. Ele também ficou levemente mais pesado, com 420g contra os 297g da versão anterior.

A Nintendo decidiu expandir o espaço de armazenamento no console recém-lançado, que possui 64GB de armazenamento interno, o que não chega perto de ser o ideal, mas é uma diferença importante considerando ser o dobro do modelo anterior, que vinha com apenas 32GB.

O dock, utilizado para o modo TV, também ganhou um upgrade, possuindo agora uma porta LAN, para conexão via cabo. Anteriormente, só era possível conectar o console na internet via Wi-Fi, o que poderia se tornar um problema em algumas situações. Vale lembrar que o novo dock também será vendido separadamente e que ele é compatível com o Nintendo Switch Padrão.

Apesar de possui um suporte para uso no modo desktop, ele não era de fato muito bem aproveitado, já que ele era extremamente pequeno. A versão OLED vem com essa opção melhorada, percorrendo toda a parte traseira do console, além de permitir o ajuste em vários ângulos.

O áudio também ganhou um upgrade, com uma saída de som fracionado aprimorado, entregando sons mais altos e menos distorcidos.

Agora que você já sabe sobre as principais diferenças entre os dois, você pode conferir seus preços e também todos os periféricos e jogos disponíveis para ele em nosso site, atacadogames.com.

  • 28